domingo, 14 de fevereiro de 2010

Antichrist de Lars Vont Trier

















Desde que Antichrist estreou, tenho estado bastante curioso para ver o que o realizador dinamarquês conseguiu fazer com esta polémica obra. Mesmo assim, a visualização desta obra de Lars Von Trier por minha parte ainda demorou algum tempo a ser concretizada.


Tal como já tinha acontecido, Lars Von Trier dividiu o filme em capítulos: "Prólogo", "Sofrimento", "Dor","Desespero", "Os 3 mendigos", e por fim "Epílogo". Sem querer estar aqui a escrever muito sobre o filme, vou apenas referir a primeira cena deste, com a qual fiquei estupefacto, e acho que é no mínimo memorável. Trier aqui mostra as duas personagens, Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg, durante o acto sexual, enquanto o seu pequeno filho acorda, e se levanta indo até uma janela, onde cai para a morte. Destaca-se aqui a beleza do preto e branco (que só está presente na primeira e última cena), e da música que a acompanha.

Desde que Antichrist saíu, que a violência do filme tem sido alvo de grandes críticas, visto estar em abundância no filme. E tal como esperava, tal facto é verdadeiro, o filme é sem dúvida portador de alguma violência (física e psicológica), para além do que, Lars Von Trier é muito cru em Antichrist, criando assim um filme muito negro, e macabro. Acredito até que para muita gente tenha sido uma experiência árdua. E tudo isto o torna sem dúvida alguma uma experiência fascinante, e arrisco dizer que talvez tenha sido uma das melhores "coisinhas" que me passou à frente nos últimos tempos.



4 comentários:

João Palhares disse...

Não desgostei do filme, mas o trier não é um realizador que me apele por aí além. O "Dogville", ainda assim, é uma obra-prima, para mim.
Reparei que ele dedica o filme ao Tarkovsky mas não vi ligação nenhuma, não vi nada "tarkovskiano" no filme.

Bem, tudo isto para dizer que um blog com um frame do antonioni como imagem principal e com posts dedicados a tarkovsky, dreyer, hitchcock e ray merece, sem dúvida, felicitações.

Pedro disse...

Eu gostei, e muito. E ainda não vi muito do realizador, mas gostei do que vi até agora.

Obrigado pelas felicitações. ;)

Bruno Cunha disse...

Anticristo assume-se como um exorcismo psicológico e físico que não deixará ninguém indiferente...
Eu adorei!

Abraço
http://nekascw.blogspot.com/

P.S.- O Prólogo é espantoso.

Unknown disse...

Aquela sequência de abertura é simplesmente fenomenal. Brutal na sua acepção e perturbante a muitos níveis, como quase todo o filme de resto. Apenas desgostei de algum pretensiosismo que creio que Von Trier não consegue ultrapassar. Fora isso é uma obra de referência.

Abraço