domingo, 6 de dezembro de 2009

Whatever Works de Woody Allen






Larry David, ou Boris Yellnikoff no filme, é uma pessoa que depois de um divórcio, e de uma tentativa de suícidio mal sucedida se encontra a viver em Nova Yorque. Um dia, Boris pouco antes de chegar a casa, é abordado por Melodie (Evan Rachel Wood), uma jovem fugida de casa a pedir-lhe algo para comer, pois se encontrava sem comer há vários dias. Confrontado com esta situação Boris deixa-a entrar em sua casa, onde Melodie acaba por ficar a viver alguns meses. Com o desenrolar do tempo, estes dois embora sendo duas pessoas extremamente distintas e com grande diferença de idade acabam por se apaixonar e casar.

Depois de Vicky Cristina Barcelona, Woody Allen decidiu voltar a filmar em Nova Iorque. Na minha opinião melhor regresso não poderia existir. Primeiro de tudo, o filme tem como personagem principal Larry David, o criador da série que eu tanto adoro, Seinfeld, o que me fez ficar logo com excelentes expectativas. Como eu imaginava o resultado acabou por ser perfeito, Whatever Works tem aquele toque à Woody Allen, como vários diálogos, e até mesmo algumas conversas da personagem principal com o espectador, tal como acontece em muitos outros filmes do mesmo. Depois a personagem que Larry David interpreta está brilhante. Ele é um misantropo, é muito arrogante com as pessoas à sua volta, gosta de se gabar da sua suposta genialidade, e passa grande parte do filme a dizer mal de tudo e todos, como por exemplo quando afirma que já que hoje em dia há licenças para tudo, também deveria ser obrigatório possuir uma para se ter filhos. Quanto a Evan Rachel Wood també encaixa muito bem na sua personagem, que é muito diferente da de Larry, pois a sua personagem é bastante ingénua, e pode-se dizer que preenche bem aquele esteriótipo de rapariga do campo. Mas é bastante interessante verificar a evolução da sua personagem, porque ela é bastante influenciada pelo comportamento do seu companheiro e aos poucos começa a falar bastante como ele, embora se perceba que não sabe o que está a dizer.

Mais uma vez digo, Woody Allen fez um excelente trabalho, e conseguiu criar uma comédia como hoje em dia é muito raro ver.

4 comentários:

João disse...

Estou de acordo contigo em tudo, melhor regresso a Nova Iorque não podia existir

Álvaro Martins disse...

Ainda não vi mas estou muito expectante o que é normal face a filmes de Woody Allen.

Inês Guedes disse...

Sublinho tudo o que disseste, Pedro.
O filme é muito bom, funde a comédia com a reflexão e os actores fazem todos um papel excelente... Fiquei mesmo muito feliz a ver este filme. Adoro o Woody Allen.

Pedro disse...

João e Inês, estou a ver que partilham da mesma opinião que eu. Ainda bem. :D


Álvaro, se gostas de Woody Allen tens mesmo que ver então.