sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

L'Avventura de Michelangelo Antonioni




















L'avventura é sobre Anna e Sandro, um casal que não se vía há um mês e que decide fazer uma pequena viagem de barco com um grupo de amigos, do qual se destaca Claudia, a melhor amiga de Anna. Nessa viagem o grupo decide parar numa pequena ilha rochosa e aparentemente inabitada, e é aqui que de repente se dá pela falta de Anna e começa uma busca pela ilha à procura desta. Ana revela-se bastante fria, calculista, com constantes mudanças de humor, o que leva o grupo a ponderar por momentos que ela era capaz de estar escondida na ilha, ou até de ter ido embora em algum barco sem avisar ninguém, pois já antes de chegarem à ilha Anaa enquanto nadava no mar teria fingido existir um tubarão na água sem qualquer razão, talvez fosse apenas talvez para chamar a atenção dos que a rodeiam. Mas quando a busca começa a mostrar-se inútil e Ana acaba por nunca aparecer na ilha, nem em mais nenhum lado, o grupo (e o espectador) começa a questionar-se se esta terá caído nas rochas, ou se terá tirado a sua própria vida, visto estar infeliz com a vida amorosa. Paralelamente notamos que Claudia se sente desconfortável ao lado de Sandro, e o tenta evitar, mas estes dois acabam por se beijar, e fica o pensamento no ar se estes já teriam um caso, ou se começara agora um romance. Romance que continua no resto do filme, que embora no início seja discreto, mas com o passar do tempo, e do desaparecimento de Anna, se começa a intensificar.

Desde cedo se nota que Antonioni quer mostrar ao espectador o vazio que paira na vida das suas personagens, e a forma como o faz é brilhante, nota-se até que durante o filme estamos assistir a uma crítica ao povo burguês.
De L'avventura há apenas aspectos bons a destacar, mas nesta obra o que não se pode deixar de falar é a forma como Antonioni a filmou. As cenas longas, a forma como seguia as personagens, as várias cenas com enquadramentos com Monica Vitti, enfim torna tudo ainda mais belo. Aliás a primeira parte do filme, em que estão à procura de Ana na ilha é perfeita, talvez uma das melhores coisas que eu já vi filmadas, é esteticamente qualquer coisa do outro mundo, e os planos a que assistimos com Monica Vitti, sozinha à procura da amiga, com a paisagem da ilha como fundo são belíssimos. O papel de Monica Vitti é algo que ainda consegue trazer mais brilho ao filme, parece até que ela nasceu para o papel, em todos os momentos deste.
Esta foi a segunda vez que vi L'Avventura, e digo, desta vez ainda consegui gostar mais.

3 comentários:

Pedro disse...

Vê, é muito bom. Dos meus favoritos.

Quanto aos screens, o filme está carregado de belas imagens.

Tens mesmo de ver.

Unknown disse...

Não sabia que era este o filme cuja uma das imagens deu capa ao festival de Cannes na última edição. Estamos sempre a aprender :p

Não conheço o filme infelizmente mas nada como descobri-lo.

Abraço

Pedro disse...

É sim senhor.

Tens que o descobrir então. :D