terça-feira, 29 de dezembro de 2009

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Vi o ultimo episódio da 4ª série há cerca de meia hora, e ainda estou perplexo com aquele final.

God Is An Astronaut - Suicide By Star

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


Desejo um Bom Natal a todos.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009


O começo de um filme brilhante.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

domingo, 13 de dezembro de 2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

L'Avventura de Michelangelo Antonioni




















L'avventura é sobre Anna e Sandro, um casal que não se vía há um mês e que decide fazer uma pequena viagem de barco com um grupo de amigos, do qual se destaca Claudia, a melhor amiga de Anna. Nessa viagem o grupo decide parar numa pequena ilha rochosa e aparentemente inabitada, e é aqui que de repente se dá pela falta de Anna e começa uma busca pela ilha à procura desta. Ana revela-se bastante fria, calculista, com constantes mudanças de humor, o que leva o grupo a ponderar por momentos que ela era capaz de estar escondida na ilha, ou até de ter ido embora em algum barco sem avisar ninguém, pois já antes de chegarem à ilha Anaa enquanto nadava no mar teria fingido existir um tubarão na água sem qualquer razão, talvez fosse apenas talvez para chamar a atenção dos que a rodeiam. Mas quando a busca começa a mostrar-se inútil e Ana acaba por nunca aparecer na ilha, nem em mais nenhum lado, o grupo (e o espectador) começa a questionar-se se esta terá caído nas rochas, ou se terá tirado a sua própria vida, visto estar infeliz com a vida amorosa. Paralelamente notamos que Claudia se sente desconfortável ao lado de Sandro, e o tenta evitar, mas estes dois acabam por se beijar, e fica o pensamento no ar se estes já teriam um caso, ou se começara agora um romance. Romance que continua no resto do filme, que embora no início seja discreto, mas com o passar do tempo, e do desaparecimento de Anna, se começa a intensificar.

Desde cedo se nota que Antonioni quer mostrar ao espectador o vazio que paira na vida das suas personagens, e a forma como o faz é brilhante, nota-se até que durante o filme estamos assistir a uma crítica ao povo burguês.
De L'avventura há apenas aspectos bons a destacar, mas nesta obra o que não se pode deixar de falar é a forma como Antonioni a filmou. As cenas longas, a forma como seguia as personagens, as várias cenas com enquadramentos com Monica Vitti, enfim torna tudo ainda mais belo. Aliás a primeira parte do filme, em que estão à procura de Ana na ilha é perfeita, talvez uma das melhores coisas que eu já vi filmadas, é esteticamente qualquer coisa do outro mundo, e os planos a que assistimos com Monica Vitti, sozinha à procura da amiga, com a paisagem da ilha como fundo são belíssimos. O papel de Monica Vitti é algo que ainda consegue trazer mais brilho ao filme, parece até que ela nasceu para o papel, em todos os momentos deste.
Esta foi a segunda vez que vi L'Avventura, e digo, desta vez ainda consegui gostar mais.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

El Espíritu de la Colmena de Víctor Erice











Quando duas irmãs, Ana e Isabel assistem ao filme Frankenstein, Ana fica impressionada, e chocada com a história deste. Mais tarde nesse dia a sua irmã Isabel conta-lhe que o espírito de Frankenstein se encontra num lugar abandonada não muito longe da própria casa. A partir daí Ana começa a ir à casa inabitada na esperança de encontrar o "monstro" que tanto a fascina.

Hoje finalmente decidi ver esta obra de Víctor Erice, e sinceramente ainda bem que o fiz. A beleza que este filme nos transmite é algo indescritível, desde a história, às paisagens rurais da aldeia em que é filmado, ou até mesmo da magnífica prestação de Ana Torrent, na altura ainda muito jovem.

É um filme para ver e rever.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

domingo, 6 de dezembro de 2009

Whatever Works de Woody Allen






Larry David, ou Boris Yellnikoff no filme, é uma pessoa que depois de um divórcio, e de uma tentativa de suícidio mal sucedida se encontra a viver em Nova Yorque. Um dia, Boris pouco antes de chegar a casa, é abordado por Melodie (Evan Rachel Wood), uma jovem fugida de casa a pedir-lhe algo para comer, pois se encontrava sem comer há vários dias. Confrontado com esta situação Boris deixa-a entrar em sua casa, onde Melodie acaba por ficar a viver alguns meses. Com o desenrolar do tempo, estes dois embora sendo duas pessoas extremamente distintas e com grande diferença de idade acabam por se apaixonar e casar.

Depois de Vicky Cristina Barcelona, Woody Allen decidiu voltar a filmar em Nova Iorque. Na minha opinião melhor regresso não poderia existir. Primeiro de tudo, o filme tem como personagem principal Larry David, o criador da série que eu tanto adoro, Seinfeld, o que me fez ficar logo com excelentes expectativas. Como eu imaginava o resultado acabou por ser perfeito, Whatever Works tem aquele toque à Woody Allen, como vários diálogos, e até mesmo algumas conversas da personagem principal com o espectador, tal como acontece em muitos outros filmes do mesmo. Depois a personagem que Larry David interpreta está brilhante. Ele é um misantropo, é muito arrogante com as pessoas à sua volta, gosta de se gabar da sua suposta genialidade, e passa grande parte do filme a dizer mal de tudo e todos, como por exemplo quando afirma que já que hoje em dia há licenças para tudo, também deveria ser obrigatório possuir uma para se ter filhos. Quanto a Evan Rachel Wood també encaixa muito bem na sua personagem, que é muito diferente da de Larry, pois a sua personagem é bastante ingénua, e pode-se dizer que preenche bem aquele esteriótipo de rapariga do campo. Mas é bastante interessante verificar a evolução da sua personagem, porque ela é bastante influenciada pelo comportamento do seu companheiro e aos poucos começa a falar bastante como ele, embora se perceba que não sabe o que está a dizer.

Mais uma vez digo, Woody Allen fez um excelente trabalho, e conseguiu criar uma comédia como hoje em dia é muito raro ver.