terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rebel Without A Cause de Nicholas Ray











O filme de Nicholas Ray retrata a vida de um jovem problemático acabado de se mudar para uma nova cidade. Este problemático rapaz é James Dean, que se acaba por apaixonar por uma colega (Natalie Wood) que lhe irá trazer mais problemas, incluindo lutas com um gang com quem esta se relacciona.

Rebel Without A Cause é considerado por muitos um dos grandes da não tão grande filmografia do realizador. Embora ainda não tenha visualizado toda a obra de Nicholas Ray, até agora posso concordar com o que foi dito em cima. Não é o meu preferido dele, mas está lá perto, pois para além de ter duas interpretações fantásticas da dupla principal, somos ainda brindados por uma realização de excelente qualidade.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

sábado, 26 de setembro de 2009

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vargtimmen de Ingmar Bergman






Em Vargtimmen, ou Hour of the Wolf, Johan e Alma, formam um casal que decide ir viver para uma ilha longe da civilização. Lá Johan começa a sofrer de visões, e de constantes pesadelos. Quando Alma fica a par deste facto, tenta fazer o que pode para ajudar o marido.


Este é o único filme de terror que Ingmar Bergman realizou durante toda a sua carreira. A morbidez, e o macabro são uma constante ao longo de todo o filme, pois em "A Hora do Lobo, Bergman coloca-nos no interior de mentes em desequilíbrio, onde vivemos as suas alucinações e pesadelos. No final do filme o mais díficil é tentar desfigurar a diferença entre a realidade e o pesadelo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Une Femme Est Une Femme de Jean-Luc Godard







Uma dançarina que vive com um ciclista, um dia decide ter um filho. Quando o seu companheiro se mostra sem iniciativa para ser pai, esta decide tentar tê-lo com um amigo, que sempre esteve caído por ela.

É esta a história que Godard que nos apresenta em forma de musical, com vários momentos de humor à mistura. Este filme conta com Anna Karina como personagem principal, tal como em muitos outros de Godard. Depois temos também a presença de Jean-Claude Brialy (o seu companheiro), e de Jean-Paul Belmondo(o seu amigo). Não é o meu favorito de Jean-Luc Godard, mas considero-o um dos grandes na sua filmografia.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

How Green Was My Valley de John Ford



How Green Was My Valley é um filme sobre um homem de nome Huw que relembra os dias passados há cerca de 50 anos, em que este era ainda um jovem. Estas memórias acabam por se centrar principalmente na sua vida familiar, e na pobreza e desemprego existentes no vale.




Confesso que ainda não vi quase nada de John Ford, mas este senhor conseguiu aqui criar aqui um excelente drama, todo ele carregado de belas cenas e imagens, acompanhadas por a narração da personagem principal, que lhe deu aquele toquezinho que ajudou a tornar esta obra ainda melhor.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009